Pages

quinta-feira, junho 09, 2011

CARPEM DIEM

  Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato,sem medo do futuro.
 Embora pareca apenas uma mensagém otimista,uma saudação amigavél,a origem dessa expressão  pode ser encontrada em "Odes" (I,, 11.8) do poeta romano Horácio (65 - 8 AC), onde se lê traduzido:

 Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses
darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia
não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho
Se muitos invernos Júpiter te dará ou se este é o último,
que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar
Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo
reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento
está fugindo de nós. Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.

Os defensores do Carpe Diem defendem que o "espírito" da frase pode ser entendido como aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece no momento em que elas se apresentam ou ainda "aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro".
Fonte:Wikipédia

Podiamos resumir tudo isso por: "Se os mortos não hão de ser levantados,‘comamos e bebamos,pois amanhã morreremos’. 1-CORÍNTIOS 15:32

 Essa é a iéia da frase,aproveitar a vida uma vez que,como disse o professor  Keating personagem do ator Robin Williams no filme "A sociedade dos Poetas Mortos" (ótimo filme,recomendo ) "todos somos comida para minhocas"então não há porque preocupar-se com o futuro.


Sinceramente não concordo com essa idéia,trata-se de uma desculpa para ser irresponsável como se você escrevesse hoje para ler amanhã,não se preocupando com as Consequências.uma idéia bem contraria ao que acredito:A vida é uma dádiva preciosa e devemos usa-la  de maneira digna agora,pensando sim no futuro;Torna-la "extraordinária" de fato,exige planos,objetivos sólidos muitas vezes a longo prazo,então...

Vou usar essa frase da seguinte forma:Carpe Diem!aproveite o dia de maneira produtiva tendo em mente que ao acordar amanhã,terá ainda muito a fazer;colhendo os frutos de hoje,e perserverando em suas tentativas de fazer o melhor,garantindo um futuro não como "adubo" mais sim como alguém que fez por merecer a vida.

Então é isso:CARPEM DIEM PARA VOCÊS!
Video da internet






2 comentários:

*Bela Poeta disse...

Aproveitar o dia é como aproveitar a vida: nem todos o sabem fazer! Tudo o que é de fato lícito requer esforço, pois o que vem fácil sempre vai fácil. Tomei um chá de sumisso que não me caiu muito bem, mas cá estou eu de volta para prestigiar blogs de conteúdo como o seu querida.
Bjs e aguardo sua visita em meu cantinho poético.
*Bela.

jota c disse...

Olá Periférica,
Aqui é o Jota C do Trança Nagô.Obrigado pela visita ao blog!
Visite tbm meu blog pessoal:
http://euvouassimhomens.blogspot.com
Abrçs!

Postar um comentário