Pages

terça-feira, abril 03, 2012

Conclusões II



Meu irmão costuma dizer que, "quem conta demais a respeito de si mesmo a qualquer um, torna-se desinteressante." quer dizer que, pessoas que saem por ai falando de sua vida, seus planos, paixões, decepções, conquistas.... a qualquer pessoa, torna-se alguém que não desperta interesse genuíno em ninguém, nem interesse nem respeito.
 Acho a discrição uma qualidade muito importante, ninguém precisa sair por ai anunciando tudo o que faz na vida para mostrar que está vivo, aliás, esse comportamento atualmente está cada vez mais comum. as pessoas saem por ai falando, falando... você conhece alguém a uma semana e já sabe mais da pessoa do que de alguns que conheçe a anos e isso implica em tanta coisa, mesmo entre os que convivem diariamente.
Quando conto demais de mim a qualquer um. meus planos, problemas, enfim. Estou dando a esse qualquer um, um  cartão verde para fazer perguntas, cobranças, comentários desanimadores, opiniões que podem me deixar confusa, no caso de ter que tomar alguma decisão e pior! Como diz minha mãe ( cresci ouvindo isso) " Você conta algo para alguém em quem você confia, esse alguém também tem alguém em quem confia e assim por diante." 
 Se entre amigos próximos, um assunto pessoal pode sair do controle e se tornar do conhecimento de quem não é da conta, ( não estou dizendo que não se deva confiar nos amigos de longa data mas, quem nunca contou algo que um amigo próximo lhe contou, para outro amigo próximo?)  imagine entregar um assunto pessoal a alguém que você conheceu a uma semana!
 Mesmo entre pessoas do nosso convívio é importante ter discrição quanto ao que se revela, um exemplo simples disso: estava lendo um blog em que uma menina que pesava 85 kg e perdeu 25 numa dieta "secreta". 
 O problema antes é que ela contava pra todo mundo que estava de dieta e o resultado eram as cobranças, e embora ela não tenha mencionado, com certeza haviam aquelas pessoas que sempre tentam sabotar quando alguém está nesse processo. ela resolveu não contar e isso lhe deu  liberdade para fazer as mudanças necessárias sem a pressão dos outros, e funcionou.
Esse é um exemplo simples mas que ilustra bem os malefícios de sair contando tudo a todo mundo e os benefícios de ser discreto. a vida não vai  ser sem graça se eu for discreta, muito pelo contrário, as pessoas tendem a demonstrar mais interesse por aqueles que são equilibradamente reservados, porque entre outros motivos esses tendem a ser também mais confiáveis.(cof,cof)


Link da matéria mencionada http://glo.bo/H4ToGK

0 comentários:

Postar um comentário